De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, o objetivo da ação é ampliar o acesso e garantir dignidade a quem não consegue se deslocar até uma unidade. “A odontologia das UBSs vai começar a atender em domicílio, levando o cuidado necessário a pacientes que não têm condições de se locomover”, destacou.
O processo tem início com o agendamento feito pelo responsável do paciente. Em seguida, o dentista realiza uma visita domiciliar, onde é feita a anamnese e a avaliação das necessidades específicas. Caso seja possível, o tratamento é realizado diretamente na casa do paciente, com a mesma qualidade oferecida nos consultórios.
Para viabilizar esse novo serviço, o município já conta com dois equipamentos portáteis de atendimento odontológico, que permitem realizar os procedimentos de forma adequada no ambiente domiciliar. Os atendimentos ocorrerão mediante agendamento, garantindo organização e eficiência no processo.
A medida busca reduzir desigualdades no acesso aos serviços de saúde e reforça o compromisso da gestão municipal em investir em inclusão e qualidade de vida. O atendimento odontológico domiciliar representa um passo importante para assegurar que todos, independentemente de suas condições físicas, tenham direito a cuidados essenciais de saúde bucal.
Com essa ação, Cachoeiro de Itapemirim reforça seu papel de destaque na adoção de políticas públicas inovadoras, aproximando os serviços da população que mais necessita e garantindo atenção integral em saúde.