22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Espírito Santo intensifica ações contra violência de gênero com foco na prevenção ao feminicídio

Fabiano Facini

O Espírito Santo tem adotado uma série de medidas para enfrentar a violência contra as mulheres e prevenir o feminicídio, alinhando-se às diretrizes nacionais e desenvolvendo ações específicas no estado.

O Espírito Santo tem adotado uma série de medidas para enfrentar a violência contra as mulheres e prevenir o feminicídio, alinhando-se às diretrizes nacionais e desenvolvendo ações específicas no estado.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta segunda-feira (2), o decreto que institui o novo Pacto Estadual pelo Enfrentamento às Violências contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio. A cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a presença de diversas autoridades, servidores e representantes da sociedade civil.

A elaboração do novo pacto foi coordenada pela Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), por meio da Gerência de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (GEVM), com o acompanhamento da Câmara Técnica do Pacto, composta por 50 representações institucionais e sociais.

O documento, construído com base em escuta ativa da sociedade civil e participação de diversos órgãos e instituições, estabelece 124 ações distribuídas em oito eixos temáticos. As diretrizes vão desde o fortalecimento da rede de atendimento, acesso à justiça e prevenção ao feminicídio, até a promoção da autonomia das mulheres e o enfrentamento das múltiplas violências — como racismo, capacitismo, LGBTfobia e etarismo. A vigência do pacto se estende até o ano de 2028.

A elaboração do pacto envolveu mulheres LBTs, mães atípicas, representantes de comunidades tradicionais, conselhos de direitos e técnicos de diferentes secretarias estaduais.

Além disso, o estado promove campanhas de conscientização, como o “Agosto Lilás”, que visa sensibilizar a população sobre a importância do combate à violência doméstica e familiar. Essas ações buscam educar a sociedade e incentivar a denúncia de casos de violência.

O governador declarou que a meta do Governo do Estado é feminicídio zero. “Quando estabelecemos uma meta, precisamos ir atrás dela. Temos alguns desafios nesse Estado e queremos enfrentá-los. Por isso, ainda no meu primeiro governo, elaboramos um Plano de Combate à Violência às Mulheres. Na semana passada, entregamos o Plano de Equidade Racial. Um Estado que quer continuar sendo respeitado tem que ser justo e sem desigualdade. Saímos de 2.000 homicídios quando cheguei ao governo e no ano passado tivemos 852 casos. Isso não é motivo de comemoração, mas é preciso ser registrado”, disse.

Em seu discurso, a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, enfatizou que, lançar o novo Pacto Estadual pelo Enfrentamento às Violências contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio não é apenas apresentar um plano. É dizer, com todas as letras, que não vamos aceitar perder mais nenhuma de nós.
“Vamos capacitar, articular, investir e monitorar. Vamos ampliar os Centros Margaridas, interiorizar a política, garantir justiça para quem ainda hoje não acredita que tem esse direito. Vamos mostrar que segurança pública também se escreve com o nome das mulheres. A violência contra as mulheres é uma emergência coletiva. E toda emergência exige resposta imediata, firme e corajosa”, afirmou a secretária.

Essas ações refletem o compromisso do Espírito Santo em combater a violência de gênero e promover um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou, nesta sexta-feira (5), uma coletiva no Palácio Bernardino Monteiro para apresentar os desdobramentos da decisão judicial que suspendeu o 14º Termo Aditivo do contrato de concessão da BRK Ambiental. O aditivo, firmado na gestão anterior, autorizava um reajuste de 4% nas tarifas de água e esgoto, além da antecipação de R$ 15 milhões em outorga.
Começou nesta segunda-feira (14 de julho) o REFIS 2025, o programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Marataízes que oferece condições especiais para você regularizar débitos com o município de forma facilitada e com descontos expressivos .
A ativista sueca Greta Thunberg foi deportada de Israel após ser detida por integrar uma flotilha de ajuda humanitária que seguia para Gaza. Segundo o governo israelense, 171 pessoas participaram da missão e foram deportadas nesta segunda-feira (6).
MPF pediu ao Congresso Nacional a cassação das concessões da Jovem Pan, acusando a emissora de não respeitar os princípios constitucionais exigidos para exploração de serviço público. Segundo o movimento, a rádio teria se transformado em um “aparelho de desinformação e ataques à democracia”.
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol entra em campo nesta sexta-feira, 30 de maio de 2025, para enfrentar o Japão em um amistoso internacional. A partida será realizada na Neo Química Arena, em São Paulo, com início às 21h30 (horário de Brasília). Os torcedores poderão acompanhar o jogo ao vivo pelos canais SporTV e TV Globo.
O Espírito Santo amanheceu de luto nesta terça-feira (9) com a triste notícia da morte do vice-prefeito de Castelo, Rafael Rigo Assini, aos 37 anos. O governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias em todo o estado, em reconhecimento à trajetória do jovem político que vinha se destacando como uma das principais lideranças de sua geração.

Compartilhar postagem

Espírito Santo intensifica ações contra violência de gênero com foco na prevenção ao feminicídio

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x