7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

“Projeto Cozinha Solidária vai distribuir mais de 50 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade no ES”

Fabiano Facini

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, nesta quarta-feira (06), a primeira das três organizações da sociedade civil habilitadas para a implantação, estruturação e manutenção do projeto Cozinha Solidária. Em parceria com o Governo do Estado, a Associação Alef Bet, localizada no Centro de Vitória, irá produzir 120 refeições ao dia, cinco vezes na semana, totalizando 2.400 refeições/mês para o público em vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua. Ao todo, três entidades – duas em Vitória e uma em Viana – vão fornecer 360 refeições diárias para o público-alvo. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades),terá prazo de execução de 21 meses, totalizando a distribuição de 50.400refeições. A iniciativa visa o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Espírito Santo.

“Estamos lançando hoje o projeto Cozinha Solidária, por meio da Setades, no qual entidades vão receber o apoio do Governo do Estado para fornecer 120 refeições por dia para pessoas em vulnerabilidade social. A Associação Alef Bet, por exemplo, já fez esse trabalho, mas estamos contribuindo para que eles atendam a mais pessoas. É fundamental que o Estado apoie essas instituições que ajudam àqueles que mais precisam”, afirmou o governador, acompanhado pela primeira-dama Maria Virginia Casagrande.

O investimento na ação é de R$ 1,4 milhão por entidade em recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP). Os recursos financeiros são destinados ao custeio e investimento para a aquisição de materiais de consumo e permanente voltados para a produção e fornecimento de refeições. Assim, o Governo apoia a oferta gratuita de alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional.

“Garantir o direito humano e constitucional à alimentação adequada e saudável é o que motiva esse projeto. Além disso, acredito que é papel do poder público construir estratégias, parcerias e fornecer os recursos necessários para que os direitos mais básicos, como o acesso ao alimento, sejam assegurados a todas as pessoas. É com esse horizonte de dignidade, atendendo as solicitações e orientações do governador, que assumimos o compromisso de trabalhar por esse objetivo”, declarou a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Na próxima quinta-feira, 31 de julho, Cachoeiro de Itapemirim vai às ruas com um único propósito: celebrar, refletir e lutar pelos direitos das crianças e adolescentes.
Na última sexta-feira (29), cenas chocantes foram registradas em Baixo Guandu, no norte do Espírito Santo. No distrito conhecido como “KM 14”, um homem cometeu um ato de crueldade contra um cachorro, levantando comoção e indignação na comunidade. O caso foi flagrado por câmeras de videomonitoramento e divulgado pelo subcomandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Major Carlos Balbino
Na manhã desta quarta-feira (16), o município de Cachoeiro de Itapemirim ganhou um novo titular à frente da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIMP).
Após rodar salas de cinema na Europa e nos Estados Unidos, o documentário The Fake Judge, dirigido pelo jornalista português Sérgio Tavares, estreia no YouTube no dia 1º de novembro. A obra investiga o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e já foi exibida em sessões para o Parlamento Europeu e plateias internacionais.
No início da semana , a Prefeitura de Marataízes promoveu uma solenidade no município para a entrega dos Certificados de Aptidão a profissionais aprovados no processo seletivo para exercer a função de diretor escolar da rede municipal. O evento reuniu representantes da comunidade escolar, autoridades políticas e gestores, celebrando um marco importante para a valorização da educação local.
A Prefeitura de Cachoeiro anunciou mudanças no trânsito da região central e do bairro Gilberto Machado. As alterações entram em vigor no dia 5 de outubro e incluem restrição de acesso e transformação de rua em mão única.

Compartilhar postagem

“Projeto Cozinha Solidária vai distribuir mais de 50 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade no ES”

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x