Espírito Santo amplia Central de Libras e adere a plano federal para inclusão de pessoas com deficiência

O Espírito Santo deu um importante passo em direção à ampliação da inclusão e acessibilidade.
Picture of Fabiano Facini

Fabiano Facini

Compartilhar

Inclusão em foco: Espírito Santo reforça compromisso com pessoas com deficiência e expande atendimento em Libras

O Espírito Santo deu um importante passo em direção à ampliação da inclusão e acessibilidade. Nesta quarta-feira (08), o governador Renato Casagrande anunciou a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL) e oficializou a adesão do Estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal. Com essa adesão, o Estado passa a ter acesso a recursos de um pacote nacional de R$ 6,5 bilhões destinados à promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência.

Durante a solenidade, Casagrande reforçou que cerca de 7% da população capixaba possui algum tipo de deficiência, e que é dever do poder público garantir acolhimento, igualdade de oportunidades e dignidade. Ele citou iniciativas já implantadas no Estado, como o Transcol + Acessível e o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, como exemplos de políticas públicas que impactam positivamente a vida dos cidadãos.

Um dos destaques da cerimônia foi o anúncio da expansão da Central de Libras, que agora passa a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento via videochamada, acessível de qualquer lugar. Antes, o serviço era restrito aos ambientes dos prédios públicos estaduais. Em 2023, foram realizados mais de 2 mil atendimentos. Só em 2024, já ultrapassou a marca de mil interações.

O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito por meio do aplicativo “Icom”, disponível para Android, iOS e Windows, ou através de um link direto e QR Codes afixados em repartições públicas. A iniciativa facilita a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e ouvintes, promovendo inclusão real e imediata.

O subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Bosco Dias, ressaltou que o termo assinado com o Governo Federal representa um marco para os grupos vulnerabilizados e reforça a responsabilidade do Estado em ampliar os serviços voltados a essas comunidades.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, também esteve presente e destacou que o plano Novo Viver Sem Limite envolve 95 ações em sua primeira etapa, com a participação de 11 ministérios, sendo construído de forma cooperativa entre governos, estados e municípios.

A expectativa agora é que, com a adesão formalizada, o Espírito Santo apresente projetos estruturados em 45 eixos que envolvem áreas como educação, saúde, mobilidade, assistência social, cultura, trabalho, direitos humanos e esporte, garantindo mais dignidade e inclusão para milhares de capixabas.

Perguntar ao ChatGPT
0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Publicidade

Veja também

Cachoeiro de Itapemirim ganhará nova voz feminina no Legislativo municipal…
Que tal enxergar Marataízes sob um novo ângulo? Essa é…
Empreendedores capixabas ligados ao artesanato, agroindústria, agricultura familiar, economia solidária…
Publicidade
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x