Inclusão em foco: Espírito Santo reforça compromisso com pessoas com deficiência e expande atendimento em Libras
O Espírito Santo deu um importante passo em direção à ampliação da inclusão e acessibilidade. Nesta quarta-feira (08), o governador Renato Casagrande anunciou a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL) e oficializou a adesão do Estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal. Com essa adesão, o Estado passa a ter acesso a recursos de um pacote nacional de R$ 6,5 bilhões destinados à promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência.
Durante a solenidade, Casagrande reforçou que cerca de 7% da população capixaba possui algum tipo de deficiência, e que é dever do poder público garantir acolhimento, igualdade de oportunidades e dignidade. Ele citou iniciativas já implantadas no Estado, como o Transcol + Acessível e o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, como exemplos de políticas públicas que impactam positivamente a vida dos cidadãos.
Um dos destaques da cerimônia foi o anúncio da expansão da Central de Libras, que agora passa a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento via videochamada, acessível de qualquer lugar. Antes, o serviço era restrito aos ambientes dos prédios públicos estaduais. Em 2023, foram realizados mais de 2 mil atendimentos. Só em 2024, já ultrapassou a marca de mil interações.
O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito por meio do aplicativo “Icom”, disponível para Android, iOS e Windows, ou através de um link direto e QR Codes afixados em repartições públicas. A iniciativa facilita a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e ouvintes, promovendo inclusão real e imediata.
O subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Bosco Dias, ressaltou que o termo assinado com o Governo Federal representa um marco para os grupos vulnerabilizados e reforça a responsabilidade do Estado em ampliar os serviços voltados a essas comunidades.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, também esteve presente e destacou que o plano Novo Viver Sem Limite envolve 95 ações em sua primeira etapa, com a participação de 11 ministérios, sendo construído de forma cooperativa entre governos, estados e municípios.
A expectativa agora é que, com a adesão formalizada, o Espírito Santo apresente projetos estruturados em 45 eixos que envolvem áreas como educação, saúde, mobilidade, assistência social, cultura, trabalho, direitos humanos e esporte, garantindo mais dignidade e inclusão para milhares de capixabas.