7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Marataízes celebra raízes culturais no 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim

Fabiano Facini

No dia 2 de agosto de 2025, a cidade de Marataízes será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com o 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim.

No dia 2 de agosto de 2025, a cidade de Marataízes será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com o 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim.

O evento começa às 15h, no Centro de Convivência Renascer, e tem como objetivo resgatar, valorizar e manter vivas as tradições herdadas das comunidades negras da região.

A programação inclui uma missa afro-brasileira, conduzida pelo Padre Roberto Luís Ferreira, e uma homenagem à Mestra Astrogilda Ribeiro dos Santos, importante nome na preservação do congo e do jongo no Espírito Santo. Diversos grupos culturais irão se apresentar, como o Jongo de Memória de Marataízes – Maria Preta e Zé Porto, Jongo Pátria Mãe Brasil, Grupo Congo Panela de Barro, Folia de Reis São Sebastião, grupos de capoeira da APAE e da Escola de Capoeiragem de Bom Jesus do Norte, entre outros.

O festival foi idealizado pela produtora cultural Bárbara Pérez, com realização da Academia Marataizense de Letras e apoio da Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Assistência Social, além do financiamento do Funcultura da Secult-ES.

Alunos da Escola Estadual Presidente Kennedy também participarão como parte de uma ação educativa, reforçando o papel do jongo e do caxambu como instrumentos de aprendizado e construção de identidade. O evento ainda contará com apresentações de danças do ventre e de grupos folclóricos portugueses.

Mais do que um festival, a iniciativa representa um marco na valorização da cultura afrodescendente, promovendo o respeito às tradições e incentivando a continuidade desses saberes entre as novas gerações.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Ex-jogador do Vasco, Yago Moreira Silva, foi preso em Cachoeiro de Itapemirim no último sábado (27) por tráfico de drogas. Ele havia deixado a prisão há apenas três meses.
A comunidade ribeirinha da Foz do Rio Itapemirim, em Marataízes, será oficialmente reconhecida como Ponto de Memória durante os dias 14, 15 e 16 de agosto, por meio do projeto “Ponto de Memória: Foz do Itapemirim”.
O orçamento estadual prevê concursos ES 2026 em 27 órgãos e instituições. Entre eles, estão Polícia Militar, Polícia Civil, Iases, Idaf e Assembleia Legislativa.
O mês de agosto é marcado nacionalmente pela campanha Agosto Lilás, iniciativa voltada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. Em Cachoeiro de Itapemirim, o Procon Municipal uniu-se a essa mobilização com uma ação simbólica, realizada nesta sexta-feira (15), em que servidores compareceram ao trabalho vestidos nas cores da campanha. A atividade contou ainda com a presença do vice-prefeito Júnior Correa, do secretário municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos, Parraro Sherrer, e do secretário de Administração, Rogério Athayde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Vigilância Ambiental, está reforçando as orientações à população sobre os cuidados necessários para prevenir a Febre Maculosa. A doença, transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), pode ser encontrada principalmente em áreas rurais, trilhas, margens de rios e locais frequentados por animais como cavalos e capivaras.
O Flamengo iniciou sua campanha no Mundial de Clubes 2025 com uma vitória sólida por 2 a 0 sobre o Esperance de Tunis, no Lincoln Financial Field, em Filadélfia.

Compartilhar postagem

Marataízes celebra raízes culturais no 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x