No dia 2 de agosto de 2025, a cidade de Marataízes será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com o 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim.
O evento começa às 15h, no Centro de Convivência Renascer, e tem como objetivo resgatar, valorizar e manter vivas as tradições herdadas das comunidades negras da região.
A programação inclui uma missa afro-brasileira, conduzida pelo Padre Roberto Luís Ferreira, e uma homenagem à Mestra Astrogilda Ribeiro dos Santos, importante nome na preservação do congo e do jongo no Espírito Santo. Diversos grupos culturais irão se apresentar, como o Jongo de Memória de Marataízes – Maria Preta e Zé Porto, Jongo Pátria Mãe Brasil, Grupo Congo Panela de Barro, Folia de Reis São Sebastião, grupos de capoeira da APAE e da Escola de Capoeiragem de Bom Jesus do Norte, entre outros.
O festival foi idealizado pela produtora cultural Bárbara Pérez, com realização da Academia Marataizense de Letras e apoio da Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Assistência Social, além do financiamento do Funcultura da Secult-ES.
Alunos da Escola Estadual Presidente Kennedy também participarão como parte de uma ação educativa, reforçando o papel do jongo e do caxambu como instrumentos de aprendizado e construção de identidade. O evento ainda contará com apresentações de danças do ventre e de grupos folclóricos portugueses.
Mais do que um festival, a iniciativa representa um marco na valorização da cultura afrodescendente, promovendo o respeito às tradições e incentivando a continuidade desses saberes entre as novas gerações.