7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Oruam consegue liminar no STJ para deixar prisão preventiva

Redação

O rapper Oruam, preso desde julho, conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma liminar que substitui sua prisão preventiva por medidas cautelares. O artista responde por sete acusações após confronto com policiais em sua casa no Rio.

Decisão do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, nesta sexta-feira (26), uma liminar que revoga a prisão preventiva de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. O ministro relator Joel Ilan Paciornik entendeu que não havia fundamentos concretos para manter a custódia do artista até o julgamento definitivo do recurso.

Até a noite de sexta, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio ainda não havia sido notificada oficialmente, o que manteve o rapper detido na Penitenciária Serrano Neves, em Bangu.


Argumentos da decisão

Segundo o ministro Paciornik, a prisão foi decretada com base em “fundamentos genéricos” ligados à gravidade abstrata do crime de tráfico de drogas.
Ele destacou que a quantidade de entorpecente apreendida — 73 gramas de cocaína — não justificaria, por si só, a prisão preventiva, considerando a primariedade e os bons antecedentes de Oruam.

Com isso, a prisão deverá ser substituída por medidas cautelares alternativas, como comparecimento periódico em juízo, proibição de mudança de endereço e entrega de documentos pessoais.


Prisão em julho

Oruam está preso desde 22 de julho, após se entregar um dia depois de um confronto com policiais no Joá, Zona Sudoeste do Rio. O episódio ocorreu quando a polícia tentou apreender um adolescente de 17 anos, amigo do rapper, acusado de ligação com o tráfico e de roubos de veículos.

Na confusão, houve resistência dos presentes e pedras foram lançadas contra as viaturas da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Oruam acabou indiciado por sete crimes: tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.


Histórico e defesa

Filho de Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP — apontado pelo Ministério Público como líder do Comando Vermelho —, Oruam sempre declarou inocência. Sua defesa alega perseguição e nega envolvimento do artista com o tráfico.

Na época da prisão, ele pediu desculpas e disse que iria “dar a volta por cima”:

“Só pedir desculpa mesmo. Dizer que eu amo muito meus fãs. Eu vou dar volta por cima, tropa. Estou com Deus e tá tranquilão. Sou forte!”, declarou ao se entregar.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
1 dia atrás

Alright folks, 70bet4! Heard some buzz about this one. Anyone had a decent run here? I’m always lookin’ for a new spot to try my luck. Let me know what you think! 70bet4

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Na tarde desta segunda-feira (30), o Fluminense protagonizou uma das maiores surpresas da edição 2025 do Mundial de Clubes da FIFA, ao eliminar a poderosa Inter de Milão por 2 a 0 nas oitavas de final. O confronto, disputado no Bank of America Stadium, em Charlotte (EUA), marcou um capítulo histórico para o futebol brasileiro e elevou o moral do clube carioca na competição .
A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), por meio do SINE, divulgou novas vagas de emprego disponíveis em várias cidades capixabas.
O Espírito Santo deu um importante passo em direção à ampliação da inclusão e acessibilidade.
O Fluminense entra em campo neste sábado, 21 de junho de 2025, às 19h (horário de Brasília), para enfrentar o Ulsan Hyundai pela segunda rodada do Grupo F do Mundial de Clubes da FIFA. O duelo será realizado no MetLife
A música brasileira amanheceu em luto nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, com o anúncio do falecimento do guitarrista Rogério Meanda, aos 61 anos. A notícia foi confirmada pela banda Blitz em suas redes sociais, que destacou sua importância para o grupo: “Rogério foi parte essencial da história da Blitz e da vida de todos nós”. A causa da morte não foi revelada .
EUA ameaçam medidas contra estrangeiros que elogiem o assassinato de Charlie Kirk. O vice-secretário Christopher Landau disse que quem glorificar a violência “não é bem-vindo” e ordenou monitoramento consular.

Compartilhar postagem

Oruam consegue liminar no STJ para deixar prisão preventiva

Compartilhar

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x